O Pentecostes não está no passado
No domingo, 9 de junho, igrejas em todo o mundo celebram o Pentecostes, o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus. Certamente aquele foi um dia incrível, um cumprimento da promessa que Jesus lhes dera enquanto Ele ainda estava com eles em carne e osso. “Eu pedirei ao Pai”, disse a eles, “e Ele lhes dará o Consolador para ajudá-los e estar com vocês para sempre - o Espírito da Verdade. O mundo não pode aceitá-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, porque Ele vive com vocês e estará em vocês. ”(João 14: 16-17)
Todos eles estavam cheios do Espírito Santo
Eles não tinham ideia do que estava prestes a acontecer, como seria e como seria ter esse “Espírito da verdade” presente com eles, vivendo neles. Eles só sabiam que Jesus havia feito uma promessa e eles O conheceram. Tudo o que podiam fazer era confiar, orar e esperar. E quando eles estavam "todos juntos em um só lugar" naquele dia:
“De repente, um som como o sopro de um vento impetuoso veio do céu e encheu toda a casa onde eles estavam sentados. Eles viram o que pareciam ser como línguas de fogo que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos eles ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes permitia que falassem. ”(Atos 2: 2-4 NVI)
Deve ter sido uma experiência incrível para os crentes! Mas essa visitação física, visível e audível do Espírito Santo não era só para eles. Houve um barulho tão grande, que multidões de pessoas de todo o mundo conhecido foram atraídas para aquele lugar, espantadas ao ouvir as maravilhas de Deus faladas em suas próprias línguas. E então os discípulos, cheios do poder de Deus, começaram a pregar e orar pelos enfermos, causando uma grande comoção em Jerusalém à medida que as notícias dos milagres se aproximavam.
De medroso a destemido
Essas pessoas comuns, que há pouco estavam praticamente escondidas, estavam subitamente em todos os lugares. Eles destemidamente curaram os doentes e pregaram a Jesus, o Filho de Deus que tira os pecados do mundo. Quando os governantes e os obreiros discordaram deles, eles não recuaram. Em vez disso, eles se reuniram e levantaram suas vozes para Deus:
“Agora, Senhor, considere suas ameaças e permita que seus servos falem sua palavra com grande ousadia. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas através do nome do teu santo servo Jesus. Depois de orarem, o lugar onde estavam reunidos foi abalado. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e falaram a palavra de Deus com ousadia ”(Atos 4: 29-31).
Pentecostes não é o passado - é o nosso presente!
Agora, aqui está uma verdade que é tão excitante e transformadora para nós, que me tira o fôlego. Pentecostes não é apenas uma data que comemoramos. Não é algum acontecimento histórico que se encontra no passado. Pentecostes está acontecendo agora. A promessa que Jesus fez aos discípulos é a mesma promessa que Ele dá a cada um de nós hoje. Este é um evento que nunca parou de acontecer. Esta é a nossa realidade atual, porque Jesus está vivo e Suas promessas nunca mudam. Para cada pessoa que invoca o nome do Senhor e é salva, Ele dá a mesma garantia sólida - que Ele nos enviará o Seu Espírito Santo, e que nos será dado o poder de pregar e orar pelos enfermos.
Essa é uma verdade com a qual podemos contar com absoluta certeza. E nós precisamos, porque não somos diferentes daqueles primeiros crentes. Sem o Espírito Santo, estamos presos tentando fazer as coisas com nossas próprias forças, com nossas próprias idéias. Com o Espírito Santo, nós tocamos diretamente no poder de Deus. Que Deus maravilhoso nós servimos, Ele ofereceu a nós, seus filhos humanos imperfeitos, o mesmo Espírito que estava em Jesus. É assim que podemos ter a ousadia de seguir os passos de Jesus, exatamente como Ele disse:
“Em verdade vos digo que todo aquele que crer em mim fará as obras que venho fazendo, e farão obras ainda maiores do que estas, porque eu vou para o Pai.” (João 14:12)
Noite do Espírito Santo - uma parte vital de todas as campanhas da CfaN
Pregar sobre o batismo no Espírito Santo tem sido uma parte significativa de todas as Campanhas do Evangelho da CfaN desde os primeiros dias do ministério. Em 1975, o evangelista Reinhard Bonnke (fundador da CfaN) sentiu o Senhor lhe dizer para reservar um estádio de 10.000 lugares para uma campanha evangelística em toda a cidade em Gabarone, Botswana. Foi um grande passo de fé, e apenas 100 pessoas apareceram na primeira noite. Mas no final da semana, a notícia se espalhou tão rápido sobre os milagres que aconteciam lá, que o estádio estava cheio a ponto de explodir.
No último encontro, Reinhard ouviu claramente que o Senhor lhe disse para fazer algo que nunca havia feito antes - falar sobre o batismo no Espírito Santo e orar por todos que quisessem receber esse presente. Em obediência, ele deu o convite e mais de mil pessoas foram para a frente. Daquele dia em diante, este tem sido o padrão para nossos eventos evangelísticos. Na noite de sábado de cada campanha, depois da mensagem da salvação, eu prego sobre o batismo no Espírito Santo, e oramos para que Deus derramar essa bênção sobre todos aqueles que clamarem por isso.
Poder para mudar o mundo
Temos o privilégio de ter “assentos de honra” para testemunhar este derramamento do Espírito Santo e outra vez. Não importa onde o local do evento seja, não importa o que esse campo tenha sido usado antes de chegarmos lá, nesses momentos podemos dizer verdadeiramente que “aqui está o solo sagrado”. Como literalmente dezenas de milhares, ou mesmo centenas de milhares de vozes são levantadas para Deus, uma onda de som explode no céu. Não é de se admirar que as multidões se reuniram no dia de Pentecostes! Não há inibição, não há silêncio educado, quando o Espírito Santo chega.
Isto é Deus em ação, equipando os crentes com o Seu poder, para que possam crescer em fé, pregar o Evangelho e serem testemunhas de sua geração em sua nação.
Pentecostes é o SEU presente
Onde quer que você esteja no mundo enquanto lê este texto, se você não foi cheio do Espírito Santo, então eu encorajo você agora mesmo a se apossar deste grande presente de Deus. A promessa de Jesus é válida para você hoje e para sempre. Ele está literalmente oferecendo a você o Espírito de Deus para guiá-lo, consolá-lo, enchê-lo de poder para fazer todas as coisas que Ele fez e muito mais. Isso não enche seu coração de admiração e ação de graças?
Pentecostes não é um dia no calendário. É todo dia, todo momento, todo passo que damos, quando estamos cheios do Espírito Santo. É como as pessoas comuns se tornam extraordinárias, porque o Espírito Santo nos leva onde nunca poderíamos nos aventurar em nossas próprias forças. Com o Espírito Santo, podemos realizar o inimaginável em nome de Jesus.
Junto com você em Jesus,
Daniel Kolenda