FOGO: O EMBLEMA DO EVANGELHO

Quinto Filme


"O evangelho não é evangelho nenhum se não for pregado. Quando Jesus ascendeu após Sua ressurreição, Ele não nos abandonou e desejou-nos boa sorte! Pelo contrário, Ele nos enviou o Espírito Santo para nos dar poder, coragem, força e ousadia para fazermos o que não poderíamos fazer por nós mesmos."


Reinhard Bonnke

Dependendo da unção

Por vezes agimos como se a presença de Deus em nossas vidas fosse frágil, inconstante ou passageira. Pelo contrário, aprenderemos nesta sessão como a presença diária de Deus em nossas vidas, o fogo do Espírito Santo, nos capacita para o evangelismo.


Antes de voltarmos nossa atenção ao filme desta semana, alguém gostaria de dizer alguma coisa sobre nosso debate da semana passada acerca da tensão entre a fé e o medo? Como descrito na sessão “O Evangelho em seu mundo”, houve oportunidades para que você usasse sua fé “para levar poder a onde se fez necessário”? Poucos assuntos causam mais divisão na igreja hoje do que a obra do Espírito Santo em nossas vidas. Parece um grande paradoxo quando consideramos o modo como Jesus descreveu o papel do Espírito Santo no Evangelho de João:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
João 14:16-17

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
João 16:8

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as cousas que hão de vir. Ele me glorificará. Porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
João 16:13-14

Vejamos de perto o papel do Espírito Santo em nossas vidas ao assistir o próximo filme.

ASSISTA AO FILME 5
COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO ABAIXO:

Quando perguntaram a João Batista se ele era o Messias, ele disse a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Lucas 3:16

1. Só Jesus batiza com o fogo. É a marca registrada de Sua atividade. O nosso Deus é fogo consumidor. Um relato tão maravilhoso jamais havia sido feito acerca de alguém. O fogo é o emblema do evangelho, a marca do Filho do Homem. Esse é um conceito novo para você?

O fogo é descrito como uma ferramenta espiritual nas seguintes passagens bíblicas:

E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.

Atos 2:3

Não apagueis o Espírito.
1 Tessalonicenses 5:19

Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo.
Hebreus 1:7

Pontos de Referência

Joel 2:28
E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.

2 Timóteo 1:6
Reavives o dom de Deus que há em ti.

1 Coríntios 9:16
Porque ai de mim se não pregar o evangelho!

Lamentações 3:22
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.

2. Deus tem ungido o seu povo por séculos. Desde os dias de Elias até os dias de hoje na Ucrânia, Deus tem colocado suas mãos sobre homens e mulheres de Deus. Quais as pessoas que você conhece e que você consideraria ungidas por Deus? Quais são as características que estas pessoas “separadas por Deus” têm em comum?

A palavra unção origina-se da palavra grega “chrisma”, a qual está historicamente associada ao derramamento de óleo como forma de benção. Os reis eram ungidos como um sinal de confirmação ao receberem autoridade.

Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as cousas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
1 João 2:27

3. Ouvimos neste filme: “Deus não envia Seu fogo somente para desfrutarmos de algumas experiências emocionais, por mais gloriosas que sejam”. Queremos ver vidas transformadas e nossas igrejas cheias. Como o amor à boa vida neste mundo minou ou reprimiu o avanço do evangelho?


4. Reinhard faz uma analogia sobre o aumento da pressão dentro de uma máquina à vapor: ela pode ser usada para iniciar a válvula de vapor (que faz tocar o apito do trem) ou enviar energia para os pistões. “O primeiro pode ser ouvido por quilômetros; o segundo, apesar do seu pouco barulho leva sua carga por todo o país.” Na prática, o que isso significa para nós como vasos do Espírito Santo aqui hoje? Que outras observações podem ser feitas através desse exemplo?

E oramos… a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória…
Colossenses 1:10-11

O dom do Espírito Santo não é dado para uma aceitação passiva, para ficar guardado em segurança. É dado para nos renovar e nos dar poder para vivermos para a obra do Pai.

Oro para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Efésios 3:16-19

Ora, o Deus da paz,… vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante de Deus, por Jesus Cristo.
Hebreus 13:20-21

O evangelho NO mundo

O Japão, embora sendo classificado como um dos países mais desenvolvidos, é o menos evangelizado do mundo. A nação tem potencial e promete grandes coisas para toda a Ásia, uma vez que a igreja japonesa está cheia das mais perspicazes, otimistas e brilhantes pessoas que existem.

Na primeira parte do século 20, um grande empenho foi feito a fim de levar o evangelho a cada pessoa no Japão. Por certo tempo o cristianismo espalhou-se, mas, no despertar da Segunda Guerra Mundial, o Japão rapidamente ganhou reputação como um dos principais articuladores no mercado mundial, esquecendo-se do favor de Deus.

O evangelho em SEU mundo

Imagine a possibilidade do Deus do universo aproximar-se de você nesta semana, e lhe prometer que irá derramar todo o Seu poder sobre sua vida a fim de atrair as pessoas a Ele. Como é que seria isso? Como você se prepararia para aquele dia?

Em grupo, leiam o parágrafo acima em voz alta e preparam-se para compartilhar suas experiências na próxima reunião.

Um chamado para ação

De que maneira você vê sua igreja sendo chamada à ação? Quais os ministérios ou tipo de evangelismo parecem ser mais efetivos em fazer o evangelho conhecido em sua comunidade?

O fogo do Espírito Santo acende uma paixão pelos perdidos. Enquanto que a adoração é experimentar Sua presença, somos, sem margem de erro, chamados à ação. Nas palavras de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Oração de encerramento


BAIXAR ESTUDO EM PDF

ANTERIOR        PRÓXIMO

Compre agora sua série!

Disponível em dois formatos: Download ou Pencard. Escolha a opção de sua preferência. Ambos já vem com um livro contendo 8 estudos para pequenos grupos.

CLIQUE AQUI!