QUEM JESUS CHAMA E CAPACITA

Terceiro Filme


"Jesus não nos escolhe por quem somos, mas por causa daquilo em que Ele nos transforma. Deus sempre gostou de capacitar gente comum para realizar seus planos e propósitos extraordinários."


Reinhard Bonnke

A Arte do Impossível

Você já levou em conta o processo que Jesus usou para escolher os seus discípulos? Ele orou a Deus por toda a noite e, olhe as escolhas que fez! Há muito para aprendermos sobre os caminhos de Deus e o Seu poder, ao refletirmos nessa coleção descombinada de seguidores que Ele escolheu.


No estudo anterior, lançamos o desafio de vermos as pessoas como “uma oportunidade para amar". Alguém teria uma experiência que gostaria de compartilhar?

Agora, vamos ao tópico desta semana: Às vezes, nos esquecemos do grande favor de Deus demonstrado a nós. Somos apenas pó; no entanto, ele soprou vida em nós, um processo de criação muito mais íntimo do que tudo o que Ele simplesmente chamou à existência.

Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Gênesis 2:7

Como Jesus prometeu, foi-nos dado o Espírito Santo para continuarmos Sua obra na terra.

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade.
João 14:15-17

Como veremos hoje, o favor de Deus não nos foi concedido para que apenas ficássemos saturados com Suas bênçãos. Pelo contrário, Ele deseja que sejamos usados para Seus propósitos.

Nós nos vemos como instrumentos escolhidos por Deus?

Naqueles dias, retirou-se para o monte, afim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos. Lucas 6:12-13

ASSISTA AO FILME 3
COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO ABAIXO:

1. Como você teria abordado a tarefa de selecionar doze discípulos? O que você acha surpreendente ou estarrecedor sobre a maneira de Jesus agir?

• Contanto que Jesus seja o número um, nós somos preciosos, porque Ele dá valor para cada número zero.
• Não somos nada por nós mesmos, somos simplesmente seres frágeis com uma consciência.
• Obedeça em fé e realize o que não é realizável.
• A arte do impossível é a natureza fundamental do cristianismo.

Se Jesus tivesse escolhido somente os eruditos, a elite ou os moralmente corretos, qual seria a mensagem que Ele estaria passando? Será que nos encontramos colocando restrições similares naqueles que gostaríamos de ter em nossas igrejas?

Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou.
Tito 3:5

Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.
Atos 10:34-35

2. O que o fato de Jesus ter escolhido pessoas comuns nos diz a respeito da natureza de Deus?

3. Bonnke via a si mesmo como um zero à esquerda, que recebeu um imenso valor ao fazer de Cristo o número um em sua vida. Como este profundo conhecimento mudou a sua maneira de pensar sobre si mesmo? E quanto ao seu papel na vida de outros?

Atualmente, muitos lutam com uma baixa auto-estima. Eles comparam-se com os outros e chegam à conclusão de que não possuem o “que é preciso”.

Considere estudar as escrituras que vão contra esta crença prejudicial, como por exemplo:
Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celestes as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
Mateus 6:26

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
João 7:38


4. Usando a história da barca como uma metáfora (imagem acima), Reinhard diz que quando “a maré sobe, ela move o imóvel, cura o incurável e torna possível o impossível.” Em João 14:12, lemos que aquele que crê fará coisas ainda maiores. Ao se lançar em fé, como você veria a evidência da ação de Deus?

Que experiências você pode tirar a fim de aumentar sua certeza de que Deus pode realizar mais através de você do que se você dependesse simplesmente de seus próprios talentos e recursos?

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
João 14:12

Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:13

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
Efésios 3:20-21

Pontos de referência

Lucas 6:12 - E passou a noite orando a Deus.
Lucas 9:55 - Vós não sabeis de que espírito sois.
Lucas 22:42 - Não se faça a minha vontade, e sim a tua.
1 Samuel 16:7 - O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.

O evangelho NO mundo

O Atlas do Cristianismo Mundial relata que o Brasil é a “comunidade cristã mais forte no mundo”. Em muitos lugares de São Paulo, encontramos igrejas em cada esquina. De acordo com o censo mais recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem 37 milhões de evangélicos e protestantes carismáticos no Brasil.

Cogitou-se que um dos motivos pelos quais o cristianismo cresceu no Brasil foi o fato da igreja estar assimilando as pessoas em um estilo de vida de fé, dentro de uma comunidade amorosa, de relacionamentos próximos e duradouros. Quão efetivo você é na igreja ao encorajar as pessoas a irem além de somente assistirem aos cultos, para engajarem em um profundo senso de comunhão?

O evangelho em SEU mundo

Em grupo, leiam em alta voz a sessão “O evangelho em seu mundo”. Gastem alguns minutos meditando em suas respostas.

Ao refletir na mensagem deste filme e nesta discussão, quais são as situações “impossíveis” em sua vida que o impedem de compartilhar sua fé? Em quais áreas de sua vida você daria um passo à frente sabendo que o Senhor estaria contigo?

Na próxima reunião... Consideraremos a luta entre a fé e o medo e investigaremos as coisas maravilhosas que acontecem quando o amor e o poder de Deus fluem através de nós.

Todos nós podemos fazer coisas comuns e confiar em Deus; porém, Deus está procurando homens e mulheres cujas ações são coerentes com o que crêem.

Oração de encerramento


BAIXAR ESTUDO EM PDF

ANTERIOR        PRÓXIMO

Compre agora sua série!

Disponível em dois formatos: Download ou Pencard. Escolha a opção de sua preferência. Ambos já vem com um livro contendo 8 estudos para pequenos grupos.

CLIQUE AQUI!