Junho de 2021
ÁFRICA
Tanzânia
Um país da África Oriental situado ao sul do Equador. A República Unida da Tanzânia foi formada em 1964, quando dois estados anteriormente separados (Tanganica e Zanzibar) formaram uma união para se tornarem um estado soberano. O continente de Tanganica cobre mais de 99% dos territórios combinados dos quais a Tanzânia consiste. Várias ilhas também fazem parte da República Unida da Tanzânia. A Ilha da Máfia fica próxima à costa leste e é administrada pelo governo central no continente. Perto dali, outras ilhas menores também fazem parte da Tanzânia (Zanzibar e as Ilhas Pemba), embora tenham uma administração governamental separada. Desde 1974, Dodoma é a capital oficial designada e tem uma localização central no continente. No entanto, Dar es Salaam continua a ser a sede da maior parte da administração governamental na Tanzânia. É também a maior cidade e porto do país.
População
A população da Tanzânia inclui mais de 120 diferentes povos indígenas africanos, a maioria dos quais agrupados em grupos maiores. Hoje, a maioria dos tanzanianos é descendente de bantos, muitos dos quais falam suaíli. A população é de aproximadamente 50 milhões. Ao contrário de muitos outros países africanos, a maioria das pessoas se identifica principalmente como tanzanianas. Desde a tenra idade, as crianças da Tanzânia são ensinadas a ser educadas e respeitosas. Eles normalmente cumprimentam os mais velhos com a frase "shikamoo", que se traduz literalmente como "Eu seguro seus pés".
Terra e clima
A República Unida da Tanzânia na África Oriental é conhecida por suas vastas áreas selvagens. É montanhosa e densamente arborizado no nordeste. A Tanzânia faz fronteira com três dos maiores lagos do continente: Lago Vitória no norte, Lago Tanganica no oeste e Lago Niassa no sudoeste. O Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta da África, fica no nordeste da Tanzânia, a leste de Mwanza. É um vulcão adormecido e tem três cones vulcânicos: "Kibo", "Mawenzi" e "Shira". O Kilimanjaro sobe aproximadamente 4.877 metros (16.001 pés) de sua base para 5.895 metros (19.341 pés) acima do nível do mar. A Tanzânia tem um clima equatorial, o que significa que é quente e úmido o ano todo. As chuvas sazonais seguem para o sul através da Tanzânia de outubro a dezembro, atingindo o sul do país em janeiro e fevereiro. A chuva migra para o norte em março, abril e maio. Isso faz com que o norte e o leste da Tanzânia experimentem dois períodos distintos de chuva. Há “chuvas curtas” de outubro a dezembro e “chuvas longas” de março a maio. As partes sul, oeste e central do país passam por uma estação chuvosa que vai de outubro a abril ou maio. A precipitação sazonal na Tanzânia é impulsionada principalmente pela migração da “Zona de Convergência Intertropical”.
Economia
Os agricultores comerciais cultivam colheitas para o mercado interno, bem como produzem colheitas para exportação. Café, tabaco e algodão são as culturas de maior rendimento para exportação. Outros incluem castanha de caju, chá e sisal. O ouro é a exportação mais valiosa da Tanzânia, enquanto outras fontes importantes de renda nacional são derivadas da mineração de pedras preciosas (como tanzanita e diamantes), bem como estanho.
MAIS INFORMAÇÕES